Acerca de mim

A minha foto
Sintra, Lisboa, Portugal
Porque me apraz e somente porque me apraz... vou rabiscando palavras no meu modesto linguajar. Palavras que oscilam entre o mel e o fel podendo roçar a minha biografia, não será a narrativa da minha individualidade e ou, do meu sentir. São apenas os meus Rabiscos de Mel e Fel.

segunda-feira, 30 de março de 2020

Inimigo invisível...

Imagem da NET

Chegou sem convite ou pré-aviso...microscópico é o inimigo
e...  nossas vidas em suspenso deixou e o mundo parou...
não se vê mais riso de menino,  beijo de casal apaixonado ou abraço forte de amigo...
Há mortes sem funeral, baptizados adiados e casamentos reagendados...
Contensão é a palavra de ordem mas nada detém... o Covid...
e num espaço relâmpago, saltamos do exponencial para a fase de mitigação.
Sonhos cancelados... famílias separadas... empregos em suspensão...
Não há mais espectáculos,  os museus fecharam,  o futebol não rola mais a bola...
aos poucos, como que em efeito dominó tudo pára
e neste mundo fantasmagórico, numa rua deserta, deambula quem dá o corpo pela humanidade
num hoje sem saber se existe amanhã... estes "soldados" são verdadeiros  heróis...
Subitamente sobra-nos tempo e não sabemos o que fazer com ele
porque o medo apodera-se de nós e retira-nos... o tempo...
A economia está em cheque... e  todos sentirão o impacto
Aprendizagem e reflexão são necessárias
Nesta "guerra viral" não existe  príncipe ou mendigo...
Não mais racismo ou xenofobia, nem guerra de classes ou géneros.
O mundo mostrou-nos que somos todos irmãos.
Lá fora a  Primavera alheia à morte celebra a renovação
O planeta recupera  e espera por nós depois da pandemia.
E  o dia amanhecerá solarengo, brotando alegria.
E nós, não vencidos mas vencedores reorganizamos a VIDA.

© Ana Sousa Simões



4 comentários:

Kalinka disse...

Chegou sem convite ou pré-aviso...
Nã....nã... nada disso
ele já existia na CHINA e eu já andava assustada
só que, talvez pela minha ansiedade
e por sofrer por antecipação
eu vi o inimigo e o perigo
muito antes de todos em meu redor

e... muitos estragos tem feito
antes fosse verdade...o mundo parou...
Não, ainda não parou, ainda há loucos à solta
por muitos lugares e ao fim de semana
continuam a transgredir as leis
provocando e desafiando as autoridades
e deixando-me louca, porque não tolero injustiças
eu já estou "fechada" há 24 dias
e muito mais terei que ficar porque
outros não cumprem e são irresponsáveis
egoístas, só pensam no seu umbigo
ODEIO...gente assim
No meu ponto de vista deviam ser castigados
com força, a sério, mas...este governo não dá
autorização para que assim seja feito
e querem levar a coisa com falinhas mansas
ainda não entenderam que há gente
que só vai à bruta...

Podes crer: Sonhos cancelados

Subitamente sobra-nos tempo
e não sabemos o que fazer com ele
A SÉRIO...?
Os meus dias continuam os mesmos
ocupo-os como já os ocupava anteriormente!
A mim, nunca me sobra tempo.

Não consigo ver o futuro com olhar de sucesso
passo a passo vou vendo o que me rodeia
sem grandes esperanças num amanhã

Beijinho

Ana Simões disse...

Obrigada Kalinka pela tua visita e comentário.
Beijinho e que tudo corra bem contigo e os teus que amas.
Beijinho

Jaime Portela disse...

Somos todos irmãos, para já... mas quando a crise económica chegar com maior intensidade, a desunião vai fazer-se sentir como nunca. Podemos mesmo recuar algumas décadas na qualidade de vida. Espero estar enganado, mas estou muito pessimista com o pós vírus.
Ana, fique bem. Beijo.

Ana Simões disse...

Olá Jaime Portela. Obrigada pelo comentário.
Eu já estou a sofrer com a crise económica, estou em casa sem vencimento (sou empregada doméstica... ) as regalias não são para todos iguais, nunca o foram, jamais o serão... mas se cada um fizer a sua parte as coisas podem ser menos penosas... Eu sei, como poucos o possam imaginar o que é viver com dificuldades... e a idade já não ajuda, como em tempos me ajudou... mas sou e serei sempre optimista, sonhadora embora com um quê de realismo.. claro.
Compreendo e concordo com as suas palavras.
Beijinho grande